O Projeto Bike-Vela Costa Brasil não é uma viagem qualquer, é um exemplo de superação.
Como o próprio nome já diz, a viagem começa de bicicleta e termina em um barco a vela.
E se estende pelas mais belas paisagens da costa brasileira.
A jornada de ida, em duas rodas, tem início no litoral paulista, mais precisamente na cidade de Santos, em 18 de abril de 2022.
O percurso se estende por sete Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.
O trajeto inicial, até Recife, passa por trilhas, praias, e também balsa em alguns trechos. A chegada está prevista para 11 de junho. Na volta da capital pernambucana até o litoral paulista, todo o percurso
será feito a bordo de um barco a vela.
Participantes

O idealizador e responsável pelo Projeto Bike-Vela Costa Brasil é o advogado paulistano Ricardo Salgado Junior e autor deste Blog.
O que faz essa viagem ter um gosto a mais de desafio é que Salgado Junior é portador de diabetes mellitus tipo 1. E além de insulina para aplicar no corpo, ele carrega no sangue a motivação e a energia para superar desafios. Além de ser profissional dedicado, gosta de moto, quadri, bike e caminhada. Está preparado para mais este desafio.
Ricardo Aurelio Salgado Junior

Leonel Crisóstenes

O outro participante, seu companheiro de viagem e vizinho, morador da Serra da Cantareira, Leonel Crisóstenes, 56 anos, engenheiro eletricista, ex-paraquedista, motociclista, mergulhador, ciclista, montanhista, peregrino devoto de N.S. de Aparecida, passaporte carimbado em mais de 35 países. Já visitou os extremos da Brasil e das Américas pilotando uma motocicleta. Cruzou a Espanha a pé e a Alemanha de bike.
Aparecido Inácio Ferrari de Medeiros

Brasileiro, casado, 60 anos, advogado trabalhista há mais de 35 anos, sócio titular de Aparecido Inácio e Pereira, advogados Associados, professor universitário, pós-graduado em direito coletivo do trabalho,
palestrante e autor de livros jurídicos.
É cicloativista desde 2007. Foi diretor da Comissão de Estudos da Mobilidade Ciclística da OABSP em 2018 que elaborou a proposta de regulamentação da Lei Estadual 10.095, de 27.11.1198 (Plano Ciclo viário do ESP) e que resultou no Decreto 63.881, de 02/12/2018.
Membro do Ciclo comitê Paulista, nos anos de 2018 a 2020, criado pela Portaria SMA (Secretaria do Meio Ambiente) n. 64, de 30/05/2018.
Foi um dos organizadores do Pedal Anchieta 2018, evento que levou 40 mil ciclistas para a baixada santista, dia 02 de dezembro de 2018.
Atualmente é Coordenador do Movimento dos Advogados Ciclo ativistas e do Canal do Cicloturismo Bike no Ar TV.
É membro do CAB – Clube dos Amigos da Bike e do grupo Sampa Bikers. Membro convidado da CTB – Câmara Temática da Bicicleta que discute e organiza o Plano Ciclo viário da cidade de SP.
Conselheiro diretor do Conselho Fiscal da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP) e Diretor de Cicloturismo da Federação Paulista de Ciclismo.