blog-do-salgado-white
, ,

Os primeiros dias desta incrível jornada. De São Paulo ao Rio de Janeiro.

Os primeiros dias desta incrível jornada. De São Paulo ao Rio de Janeiro.

Gosta de desafios? Afinal, a vida é feita de desafios.

Primeiro diário de bordo!

O ponta-pé inicial foi dado no dia 18 de abril de 2022, saímos de Mairiporã rumo a Santos às 4:20 da manhã. A tripulação: Salgado, Leonel, o parceiro de pedal e João, nosso motorista de apoio.

O desafio é ir do canal 1 de Santos até o marco zero em Recife.

O percurso foi dividido em 61 pernas, ou seja, 61 paradas. O termo perna é utilizado na navegação, que estipula quantas paradas o barco fará até chegar no seu destino derradeiro.

Na primeira perna, saímos de Santos/Posto 1, às 6:30hrs, e paramos em Barra do Una – São Sebastião, as 16:00hrs, o percurso todo foram 91 km de pedal.

Para realizar o trajeto passamos por duas balsas, Santos/Guarujá e Guarujá/Bertioga. A quantidade de pessoas que utilizam as balsas é algo que impressiona, parece saída de um terminal de trem, é muita gente, é muita bike.

Outro ponto que merece destaque é a ciclovia de Santos, são milhares de bikes subindo e descendo.

O primeiro trecho, do Posto 1 até a ponta da praia de Santos, local da balsa, foi feito em 27 minutos, foram 9 km de pedaladas.

A cidade de Guarujá também possui muita ciclo faixa, foram uns 40 km de pedal.

O trecho entre as balsas é muito bonito, existe até heliponto para atender os restaurantes locais!

Guarujá é um local muito lindo que precisa ser melhor explorado.

Chegando em Bertioga foram mais pedaladas, mais ciclos faixas. Optamos em não entrar na estrada Rio-Santos e ir pela praia. Conseguimos sair de Bertioga e entrar em Riviera de São Lourenço, depois cruzamos São Lourenço e entramos em Itaguaré, uma praia praticamente deserta. Atravessamos o final da praia de Itaguaré e, finalmente, chegamos num restaurante na Rio-Santos. Com isto conseguimos conhecer muitas praias lindas.

Minha glicemia, não se comportou muito bem, mas me surpreendi com a distância percorrida. Utilizo a insulina humalog lispro, ultra rápida, como bolus, mais a insulina soliqua 30/60, efeito 24 horas, como basal. Em decorrência do grande esforço físico durante o dia acabei por reduzir pela metade a insulina basal. Comportamento da glicemia no dia 18.

Data de início as 3:00hrs e término as 23:00hrs:

167 – 185 – 260 – 16 – 121 – 115 – 96 – 198 – 234 – 149 – 71 – 92 – 91 – 104 – 166 – 177 – 167 – 140 – 129

Primeiros dias

Tudo como planejado, tentando margear a Santos/Rio, BR 101. No primeiro dia chegamos na Barra do Una, no segundo dia em Ilha Bela e no terceiro dia Saco da Ribeira.

Paramos para disputar a Regata de Veleiros de Ubatuba, e foram quatro dias a bordo do veleiro Mais Rabugento. Sendo comandado pelo Pedrão, Binho na proa, Robson na administração dos cabos e fechando a tripulação com Leonel e Branco.

Além de ter aprendido muito, ainda conseguimos a medalha de primeiro colocado na classe RGS-C.

Regata de Ubatuba

A regata de Ubatuba foi uma experiência única! Estávamos em um barco cujo valor comercial não era muito elevado e sem equipamentos eletrônicos, mas o comandante do barco, pessoa simples apaixonada por velas, é que fez a diferença. Soube comandar a tripulação e tomar as decisões corretas, pois das quatro etapas em três ficamos em primeiro lugar e uma em segundo.

Conhecer cada detalhe, cada cabo, cada instrumento de um veleiro, o momento certo de dar o bordo, de arribar, de trocar a vela genoa pela vela balão, é extremamente necessário para ser vitorioso na regata.

Agora é voltar para as pedaladas rumo a cidade de Recife.

Mas nem só de glórias vive o homem, na subida da Serra de Maresias tive falta de energia. Minha glicemia estava boa, mas estava sem energia para poder subir, então tive que dar uma parada para aplicar insulina e comer um carboidrato rápido.

Eu e o meu aparelho para medir a insulina

Além disso, nosso motorista de apoio teve problemas de saúde e teve que voltar para São Paulo. Ou seja, daqui para frente teremos que carregar tudo que precisamos na bike. Pelo menos ele retornou para São Paulo com várias coisas desnecessárias para o nosso dia a dia.

E vamos seguir pedalando…

Veja mais fotos aqui

Acompanhe aqui cada etapa dessa trajetória. Se tiver sugestões de conteúdo ou interesse em conversar, deixe seu comentário aqui.

Ficarei extremamente agradecido pelas sugestões e feliz em responder.

P.S. Como tudo o que é bom deve ser compartilhado com os amigos, que tal compartilhar este link com os seus?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Sponsor
Apoie nosso projeto
Patrocine o projeto Bike-Vela!
Continue lendo

Artigos Relacionados

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso conteúdo na sua caixa de entrada

*Seu e-mail está seguro conosco, não fazemos SPAM