blog-do-salgado-white

Fazer cicloturismo pelo estado do Rio de Janeiro é pedalar entre maravilhas de um Brasil exuberante

Fazer cicloturismo pelo estado do Rio de Janeiro é pedalar entre maravilhas de um Brasil exuberante

Gosta de desafios? Afinal, a vida é feita de desafios.

Nosso oitavo dia de pedal no Projeto Bike-vela

Dia 08 Ubatuba - Paraty
Oitavo dia – Ubatuba – Paraty

Distância 92,4 km     Tempo  6:39:13      Elevação  1.112 m

Méd.Máx.
Velocidade8,6mi/h31,2mi/h
Tempo decorrido10:35:33
Fonte: https://www.strava.com/athletes/103519900

Era uma segunda-feira, 25 de abril de 2022. Neste dia foram cerca de 92 km pedaladas. Saímos do Saco da Ribeira rumo a Paraty.

Passamos pelas praias mais conhecidas de Ubatuba: Toninhas, Vermelha, Praia Grande, entre outras.

Localizada no Centro de Ubatuba, a Praia das Toninhas fica a 8 km da Praia do Cruzeiro, sentido sul. Conta com seu acesso todo asfaltado e estacionamento às margens da praia. Lá é possível pegar uma das entradas para pedestres para a faixa de areia. Esta praia é bem mais tranquila que a sua vizinha, também famosa Praia Grande. Esta tranquilidade é um dos motivos para que muitos banhistas prefiram ir para a Toninhas.

A Praia de Toninhas e a Praia Grande estão entre as maiores de Ubatuba em extensão. Estão separadas por um mirante no alto da estrada sendo que de lá você tem as vistas das duas praias e ainda pode saborear os petiscos do quiosque.

O percurso 

No percurso não houve nenhuma intercorrência grave. A paisagem fantástica das montanhas entre Ubatuba e Paraty foi o grande destaque da nossa rota. A água brotava de forma exuberante pelas pedras e montanhas.

Existem milhares de cachoeiras entre São Paulo e o Rio de Janeiro, as que vimos foram as de fácil acesso. No entanto, a Mata Atlântica é bastante concentrada ali, tendo assim uma grande riqueza em relação a fauna e flora.

As cachoeiras em São Paulo, seja as localizadas nos extremos da própria capital e, também, nas suas proximidades fazem com que este seja um destino que atende todos os tipos de turistas, além dos locais.

Para quem pensava que só era possível encontrar cachoeiras no campo, saiba que  o litoral paulista oferece ao turista opções maravailhosas para quem, assim como eu, adora banho de cachoeira.

Paramos na cachoeira de Prumerim e a cachoeira da Escada. Tendo em vista as fortes chuvas dos últimos dias, vários pontos da pista estavam interditados por causa do desmoronamento.

Cachoeira de Prumerim

Ubatuba oferece algumas das praias mais lindas do litoral paulista, é fato. Mas, também, conta com lindas cachoeiras como a Cachoeira de Prumerim, muito conhecida na região. Um dos motivos que a torna tão popular entre os turistas é o acesso fácil para aquele que desejar se deliciar nas piscinas naturais. E, não somente isto, para quem quer escorregar num tobogã natural formado pelas pedras vai amar este lugar.

Para chegar lá você deverá pegar a Rio-Santos a caminho de Paraty, e no km 30, caminhar por uma trilha (aproximadamente de cinco minutos). Aqui todo cuidado é pouco, pois alguns pontos do percurso são escorregadios e ninguém pretende estragar o dia, certo?

Já, para quem desejar se hospedar nas redondezas, o que se sabe é que o local conta com alguns poucos campings. Sugiro passar o dia por lá e seguir viagem.

Encontrando um ironman

Leonel, Fernando e eu.

Encontramos com o atleta e ironman Fernando em pleno treinamento pela estrada. Ele nos contou que em Ubatuba haveria uma competição onde 23 destes super-homens se encontrariam. Foram 10 km de natação, 421 km de ciclismo 84 km de corrida em apenas 3 dias. O ironman Fernando ainda nos cedeu duas câmeras de bicicleta que não tinham mais uso para o mesmo.

Quando chegamos em Paraty, visitamos nosso amigo Davi e sua esposa Luzia. A noite, nos hospedamos na casa da nossa amiga Janice.

E seguimos…

Ah! Se eu fosse você não deixava de assistir este vídeo aqui como complemento da sua leitura

Acompanhe aqui cada etapa dessa trajetória. Se tiver sugestões de conteúdo ou interesse em conversar, deixe seu comentário aqui.

Ficarei extremamente agradecido pelas sugestões e feliz em responder.

P.S. Como tudo o que é bom deve ser compartilhado com os amigos, que tal compartilhar este link com os seus?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Sponsor
Apoie nosso projeto
Patrocine o projeto Bike-Vela!
Continue lendo

Artigos Relacionados

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso conteúdo na sua caixa de entrada

*Seu e-mail está seguro conosco, não fazemos SPAM