blog-do-salgado-white

De Santos à Barra do Una – 91km de pedal

De Santos à Barra do Una – 91km de pedal

Gosta de desafios? Afinal, a vida é feita de desafios.

Primeiro dia

O pontapé inicial foi dado no dia 18 de abril de 2022, saímos de Mairiporã rumo a Santos às 4:20 da manhã. A tripulação: Salgado, Leonel, o parceiro de pedal e João, nosso motorista de apoio.

O percurso foi dividido em 61 pernas, ou seja, 61 paradas. O termo perna é utilizado na navegação, que estipula quantas paradas o barco fará até chegar no seu destino derradeiro.

Na primeira perna, saímos de Santos/posto 1, às 6:30hrs, e paramos em Barra do Una/São Sebastião, as 16:00hrs, foram 91 km de pedal.

Para realizar o trajeto passamos por duas balsas, Santos/Guarujá e Guarujá/Bertioga. A quantidade de pessoas que utilizam as balsas é algo que impressiona, parece saída de um terminal de trem, é muita gente, é muita bike.

Eu e minha bike na balsa

O primeiro trecho, do posto 1 até a ponta da praia de Santos, local da balsa, foi feito em 27 minutos, foram 9 km de pedaladas.

Outro ponto que merece destaque é a ciclovia de Santos, são milhares de bikes subindo e descendo. A cidade de Guarujá também possui muitas ciclo faixas.

E lá se foram uns 40 km de pedal! O trecho entre as balsas é muito bonito, existe até heliponto para atender os restaurantes locais. Guarujá é um local muito lindo que precisa ser melhor explorado.

Chegando em Bertioga mais pedaladas, mais ciclos faixas, mas optamos em não entrar na Rio-Santos e ir pela praia, conseguimos sair de Bertioga e entrar em Riviera de São Lourenço, depois entramos em Itaguaré, uma praia praticamente deserta, a atravessamos e finalmente chegamos num restaurante na Rio-Santos.

Falando na estrada Rio-Santos, sabia que ela é muito boa para o cicloturismo? Ela oferece paisagens incríveis com pontos para descanso e manutenção bastante próximos. Mas, tem também obstáculos a serem vencidos, como os nove quilômetros de serra entre as praias de Boiçucanga e Maresias, em São Sebastião. Mas, nada que possa impedir fazer com que alguém desista da viagem. Você também pode optar por trechos menores, não fará muita diferença devido ao fato de que toda a extensão da rodovia é composta por lugares de tirar o fôlego.

Este percurso foi realmente incrível! Cada praia, uma mais linda que a outra! A costa litorânea brasileira realmente é deslumbrante.

Eu a caminho de Barra do Una.

Praia de Itaguaré

A Praia de Itaguaré possui grande beleza cênica, é considerada um dos últimos redutos expressivos de vegetação intocada no município de Bertioga, região da Baixada Santista. Nela existem importantes matas remanescentes do jundú, vegetação nativa bastante degradada e em risco de extinção. (fonte wikidpedia).

O acesso a essa praia é feito pela rodovia Rio-Santos (SP-055), com poucos estacionamentos antes de chegar à praia.

Lá você pode praticar na água o stand-up paddle, canoagem e o surfe de longboard, e na areia frescobol ou também andar de bicicleta, claro.

Leonel na Praia de Itaguaré

Praia de Maresias

A Praia de Maresias no litoral norte de SP é uma praia deslumbrante. A praia é conhecida, não somente por sua beleza natural, mas por ser frequentada por gente bonita e pela badalação do local. Maresias está localizada na cidade de São Sebastião. Outros motivos para visitar essa praia é que ela possui ondas perfeitas para surfar, ótimos restaurantes, agito para quem gosta da noite e muita natureza para quem curte o dia

Um passeio legal de bike por lá é ir até o Poço do Caetano, onde você encontrará uma piscina natural maravilhosa para relaxar e recarregar as energias no Rio Maresias.

Praia de Boiçucanga

A Praia de Boiçucanga está distante 36 km do centro de São Sebastião e 10 km da Praia de Maresias (sentido sul). O acesso é BR-101 (Rodovia Rio-Santos). A longa faixa de areia ajuda a dividir o grande fluxo de turistas, mas é bom estar preparado para praia lotada em dias de grande movimento em São Sebastião. E, não deixe de aproveitar o pôr do sol no mar, é um espetáculo inesquecível.

Em Boiçucanga você pode explorar uma trilha, tomar um banho na cachoeira, ainda conhecer uma belíssima praia isolada. Uma das trilhas é a Trilha para a Praia Brava de Boiçucanga, ela tem a duração de cerca de 1h10 a ida e 50min a volta, durante o passeio você passará por dois mirantes com belíssimas paisagens. Ao chegar no destino a recompensa é uma praia de beleza selvagem, de areias branquinhas e ondas boas para a prática do surfe.

De Santos à Barra do Una – 91km de pedal!

Acompanhe aqui cada etapa dessa trajetória. Se tiver sugestões de conteúdo ou interesse em conversar, deixe seu comentário aqui.

Ficarei extremamente agradecido pelas sugestões e feliz em responder.

P.S. Como tudo o que é bom deve ser compartilhado com os amigos, que tal compartilhar este link com os seus?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Uma resposta

  1. Estou a procura de dicas de pedal do Guarujá à Maresias. Encontrei seu Blog. E o que chamou a atenção tb é que sou tb de Mairiporã. Vou com meu filho pela primeira vez fazer um pedal longo. Estamos nos preparando fisicamente , principalmente eu , e vamos iniciar dia do dia 12 à 14 dia dos país. Eu tenho 57 anos e ele acabou de fazer 18.
    Vai dar certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Sponsor
Apoie nosso projeto
Patrocine o projeto Bike-Vela!
Continue lendo

Artigos Relacionados

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso conteúdo na sua caixa de entrada

*Seu e-mail está seguro conosco, não fazemos SPAM